Entendendo as 10 Heurísticas de Nielsen
“Heurísticas são 10 princípios gerais para o design. Eles são chamados de “heuristicas” por que são regras básicas e não diretrizes específicas de usabilidade.”
- Jakob Nielsen
As 10 Heurísticas de Nielsen foram criadas em 1994 pelo cientista da computação Jakob Nielsen, também conhecido como o pai da usabilidade. Ao lado de Don Norman, ele criou posteriormente a Nielsen Norman Group, renomada empresa americana de consultoria em interface e experiência de usuário.
(1) Visibilidade do Status do Sistema
O sistema deve sempre manter os usuários informados sobre o que está acontecendo, por meio de feedback apropriado dentro de um prazo razoável. Este feedback é normalmente associado a pontos de ação e pode ser fornecido usando uma mudança de cor, carregador(loading), gráficos de tempo restante etc.
(2) Correspondência entre o Sistema e o Mundo Real
O sistema deve falar a língua dos usuários, com palavras, frases e conceitos familiares ao usuário, ao invés de termos orientados ao sistema. Siga as convenções do mundo real, fazendo com que as informações apareçam em uma ordem natural e lógica.
(3) Controle de usuários e liberdade
Os usuários frequentemente escolhem as funções do sistema por engano e precisarão de uma “saída de emergência” claramente marcada para deixar o estado indesejado sem ter que passar por um diálogo extenso. Suporte para desfazer e refazer.
(4) Prevenção de erros
Os usuários não devem se perguntar se palavras, situações ou ações diferentes significam a mesma coisa. Siga as convenções da plataforma .
(5) Consistência e padrões
Ainda melhor do que boas mensagens de erro é um design cuidadoso que evita a ocorrência de um problema. Elimine as condições sujeitas a erros ou verifique-as e apresente aos usuários uma opção de confirmação antes de se comprometerem com a ação.
(6) Reconhecimento ao invés de lembrar
Minimize a carga de memória do usuário, tornando objetos, ações e opções visíveis. O usuário não deve ter que se lembrar de informações de uma parte do diálogo para outra. As instruções de uso do sistema devem ser visíveis ou facilmente recuperáveis quando apropriado.
(7) Flexibilidade e eficiência de uso
Aceleradores — não vistos pelo usuário novato — muitas vezes podem acelerar a interação do usuário experiente, de forma que o sistema pode atender tanto a usuários inexperientes quanto experientes. Permita que os usuários personalizem ações frequentes. Todo sistema tem dois tipos de usuários, Iniciantes e usuários avançados. Seu sistema deve ser criado para habilitar ambos.
(8) Design estético e minimalista
Os diálogos não devem conter informações irrelevantes ou raramente necessárias. Cada unidade extra de informação em um diálogo compete com as unidades relevantes de informação e diminui sua visibilidade relativa.
(9) Ajudar os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar erros
As mensagens de erro devem ser expressas em linguagem simples (sem códigos), indicar precisamente o problema e sugerir uma solução de forma construtiva.
(10) Ajuda e documentação
Mesmo que seja melhor se o sistema puder ser usado sem documentação, pode ser necessário fornecer ajuda e documentação. Essas informações devem ser fáceis de pesquisar, focadas na tarefa do usuário, listar etapas concretas a serem realizadas e não ser muito extensas.
Conclusão
Agora que você já conheceu todas as 10 herísticas de Nielsen e entendeu onde cada uma se encaixa no escopo de um produto, a pergunta que deve estar passando pela sua cabeça é:
Eu tenho que utilizar sempre as 10 heurísticas?
A resposta é não, é recomendado que você utilize de 6 a 8 heurísticas, mas claro isso vai depender muito do escopo e da necessidade do projeto, no geral essa quantidade já vai servir para garantir que o produto não seja inutilizavél. Essas heurísticas podem ser aplicadas em protótipo de papel, wireframe ou produto acabado como regra prática para uma boa usabilidade.
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